terça-feira, 15 de março de 2011

Amar é sofrer muito, sempre

Amar é sofrer muito, sempre

Minto-lhe sempre com a verdade
E isso faz-me sangrar a alma
A alma que s’apaga porque escureceu
E que perde pétalas que achava ter
E perdeu.

Corro atrás das gotículas de chuva
Que o Sol seca ardentemente
Corro atrás de ti e de coisa nenhuma
Que é o meu passado, sempre colhido
Neste presente

Corro e não mexo pernas
Gazelas engrossadas pelo escudo da vida
Parada e desamada

Ai o tempo, que me agarrou
E me amarrou ao um baobabe
De terras sequitas de um deserto senegalês
E corpos que se enterram no interior dessas sagradas

Árvores, que recebem defuntos mortos
De islão profundo
Que quase se assemelham a mim,
Ainda viva
Cristã perdida

Ai o tempo, chora pela minha agonia
E ria ria-se sem parar,
Agachava-se ao lado de todos
Os que me prendiam.
E ria-se

Que nem um
Comum escarcéu de ratos esvoaçantes
Com asas e secura

Onde andas agora?
Não devias levar-me para junto desse tronco?
E secar-me ao teu lado?

Clama clama e busca por chama.
Sequei. Morri. Agora floresço em abundante verde.
O morto entrou em mim.

Saint Jacques , Julho de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário